Conceitos de manutenção
Segundo o dicionário Aurélio manutenção é definida como: “A medidas necessárias para a conservação ou permanência, de alguma coisa ou situação” e ainda “Os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e máquinas”.
A maneira de trabalhar com manutenção evoluiu fortemente com o desenvolvimento da indústria. A manutenção, que antes era feita após a quebra dos equipamentos, passou a ser planejada. As intervenções periódicas nos equipamentos foram definidas e a gestão da manutenção evoluiu ainda mais com a utilização de técnicas preditivas e de inspeção. Todas as ferramentas foram se desenvolvendo no sentido de proporcionar sempre o aumento da confiabilidade operacional e o prolongamento da vida útil do equipamento ou sistema, a partir disso surgiram novos conceitos de manutenção.
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva é a forma mais cara de manutenção, visto que se caracteriza principalmente pela utilização dos componentes até o seu limite sem levar em consideração seu funcionamento, nem os efeitos colaterais que seu desempenho fora da especificação pode levar as outras partes da máquina. A sistemática da manutenção corretiva se caracteriza pelo ciclo de “quebra-conserta”, seus principais efeitos são:
- Baixo índice de utilização do equipamento visto que, com o passar do tempo o rendimento passa a ser inferior ao projetado devido ao desgaste excessivo dos componentes.
- Paradas aleatórias e nem sempre nos melhores momentos afetando até mesmo a preservação da máquina em relação a segurança do operador.
- Diminuição da vida útil dos equipamentos visto que, ao optar pela não parada periódica para verificação e ajustes necessários, os componentes vão se desgastando cada vez mais.
Manutenção Preventiva
Ao contrario da Manutenção Corretiva a Manutenção Preventiva procura evitar e prevenir antes que a falha efetivamente ocorra. Esse tipo de manutenção se baseia na prevenção de defeitos que possam