Aracnídeos e Insetos
Nome: Lucas do Nascimento Rodriguez (18)
Turma: 2° ano 2101
Professor: Luiz Fernando
- Aracnídeos
IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA
Os aracnídeos fazem parte de a cadeia alimentar de muitos vertebrados e invertebrados. Entre os vertebrados, alimentam-se de aranhas e escorpiões, os anfíbios, os répteis, alguns mamíferos (roedores, gambás, quatis e macacos) e muitas aves, como corujas e seriemas. Aranhas e escorpiões também predam aracnídeos, muitas vezes de sua própria espécie. Alguns são utilizados como hospedeiros por Muitos insetos. Espécies de vespa dependem de aranhas para completar o seu desenvolvimento. Caçam aranhas e as paralisam com seu veneno, depositando um ovo sobre seu abdômen. Quando o ovo eclode, surge uma larva que se alimentará da aranha. Alguns índios da Amazônia e da África comem caranguejeiras e escorpiões assados ou cozidos. A preparação de soluções terapêutica também é amplamente difundida pelas comunidades indígenas e regionais.
IMPORTÂNCIA MÉDICA
A ampla classe compreende principalmente animais terrestres, considerados importantes do ponto de vista humano, pois muitos deles possuem veneno com toxidade relevante, ou, são parasitas do homem, de animais e plantas causando-lhes doenças. Os aracnídeos de interesse médico estão representados por aranhas e escorpiões que possuem veneno tóxico para o homem.
- Insetos
Insetos é o grupo de seres vivos com maior número de espécies viventes. Eles representam uma enorme biomassa e isso apenas já seria muito importante, uma vez que participam de inúmeras cadeias alimentares. Em termos de importância ecológica, além das relações tróficas os insetos são importantíssimos polinizadores, sem os quais a maioria das plantas não conseguiria se reproduzir. Isso tem impacto na economia também, já que dependemos dos insetos para podermos obter frutas e grãos, que na maioria dos casos apenas se desenvolvem após a polinização. Insetos também são importantes