açao hormonal
Patologias
-Principais características
-Ação Hormonal
1)Sindrome de Conn
2)Doença de Addison
3)Doença de Graves
4)Sindrome de Cushing
5)Diabetes
1)Síndrome de Conn:
Também conhecida como hiperaldosteronismo primário, trata-se de um transtorno das glândulas adrenais, São responsáveis pela síntese e liberação de hormônio aldosterona. Este é responsável pelo controle da pressão arterial e pelo controle de excreção de sódio e agua.
A síntese exacerbada de aldosterona pode ser decorrente de hiperplasia das glândulas adrenais,uni ou bilateral, além de tumores benigno (adenoma),ou, mais raramente , malignos (carcinoma).
Clinicamente o excesso de aldosterona pode levar à hipocalemia,alcalose metabólica, hipertensão podem apresentar polaciúria (aumento da frequência urinaria),sede em excesso,fraqueza, fadiga, paralisias temporárias,palpitação, cefaleia, contraturas musculares e formigamento.ia
A presença de hipocalcemia em indivíduos hipertensos sugere o diagnostico de síndrome de Conn. A melhor forma de confirmar o diagnostico é por meio da determinação dos níveis de aldosterona e renina.
Na síndrome de Conn, a aldosterona encontra-se muito elevada ,enquanto que a renina encontra-se extremamente baixa ou nem é possível detecta-la.
O tratamento é feito resolvendo-se o fator que está desencadeando a elevada síntese e liberação de aldosterona , por meio da cirurgia .Sendo assim a pressão arterial controlada por medicamentos.
2)Sindrome de Addison:
Insuficiência adrenal crônica ou hipocortisolismo é uma rara doença endócrinologica caracterizada por baixa produção de glucocorticoides como cortisol pela glândulas adrenais e algumas vezes, também de mineralocorticoides como aldosterona, hormônio importante pare regular a pressão arterial.
A doença de Addison refer-se especificamente a insuficiência adrenal primaria,na qual há disfunção especifica da glândula adrenal , excluindo a