Apostila Mecanismos De A O Hormonal
Apostila - Mecanismos de ação hormonal e transdução de sinais
1. Hormônios – definição e classificação
1.1. Definição:
Toda substância química (mensageiro) produzida em um tecido específico
(glândula) onde ele é secretado para agir em uma célula alvo.
O sistema nervoso autônomo (SNA) e o sistema endócrino atuam em conjunto, regulando as atividades metabólicas dos diferentes órgãos e tecidos do corpo, a fim de manter a homeostase.
O SNA utiliza impulsos nervosos e libera neurotransmissores nos terminais nervosos para obter uma resposta rápida e localizada. O sistema endócrino tem uma resposta mais lenta e difusa pela síntese e liberação de hormônios na circulação sangüínea, mas seu efeito é mais duradouro do que o estímulo nervoso. A estrutura específica sobre a qual age um hormônio chama-se célula-alvo.
1.2. Características:
– Coordenação do metabolismo nos órgãos separados dos mamíferos é alcançada por uma sinalização hormonal e neuronal (células endócrinas secretam hormônios e neurônios secretam neurotransmissores);
– São coordenadores de aspectos metabólicos e também de diversas funções como motilidade do trato gastro intestinal, secreção de enzimas digestivas, secreção de outros hormônios, sistema reprodutor.
– Meia vida curta;
– Baixas concentrações no sangue;
– Produzem respostas fisiológicas e bioquímicas
– Possuem ação lenta (expressão gênica) e ação rápida (ação na atividade de uma ou mais enzima –mecanismo alostérico (retroalimentação) ou modificação covalente.
1.3. Classificação
1.3.1. Quanto à natureza química
Os hormônios podem ser divididos em quatro grupos, baseados na sua estrutura química, forma de síntese e armazenagem, solubilidade, meia-vida, forma de transporte, receptores na célula e mecanismo de ação:
A) Peptídeos
Estes hormônios são compostos por aminoácidos, podendo ser de 3 aminoácidos (TRH), até mais de 180 aminoácidos. Podem ser referidos como peptídeos ou polipeptídeos, ou proteínas, dependendo do seu comprimento