Educação
1.1
Introdução
Fisiologia é o estudo do funcionamento do corpo humano, das células aos tecidos, dos tecidos aos órgãos e destes aos sistemas. A fisiologia também estuda como o organismo como um todo realiza tarefas particulares essenciais para a vida.
Fisiologia é o estudo do funcionamento do corpo humano e dos mecanismos que proporcionam a manutenção da vida.
Para que nosso organismo possa desempenhar todas as suas funções adequadamente, uma série de parâmetros devem ser mantidos em níveis aceitáveis. Por exemplo, nossa temperatura deve ficar por volta dos 37 oC, pressão arterial em repouso deve estar a 80 x 120 mmHg, as concentrações sangüíneas de O2 e CO2 devem estar dentro de faixas normais. A este equilíbrio dinâmico dá-se o nome de Homeostase.
1.2
Homeostase
Homeostase é o equilíbrio dinâmico para manutenção da constância da composição do meio interno e das características básicas dentro de faixas normais. Existem vários mecanismos responsáveis pela manutenção da homeostase, podemos citar como mais importante o mecanismo de retro-alimentação negativa. Quando uma das características básicas do sistema saem de faixas normais existem efetores que promovem seu retorno. Como por exemplo, quando há um aumento na pressão arterial, existem centros cerebrais que detectam este aumente e levam a reações que diminuem a pressão.
1.3
Homeostase é o equilíbrio dinâmico para manutenção da constância da composição do meio interno dentro de faixas normais.
Retro-alimentação
negativa: mecanismo de manutenção da homeostase Membrana Plasmática
A membrana plasmática é composta principalmente por fosfolipídeos e proteínas. O modelo do mosaico fluido é o que melhor explica a disposição destes elementos. Por este modelo existe uma bicamada de fosfolipídeos na qual estão imersas as proteínas. As proteínas podem atravessar completamente a bicamada (proteínas integrais) ou estar