Garoto bombril
Publicidade: “conjunto de técnicas de ação coletiva no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial conquistando, aumentando e mantendo clientes” Malanga
Este trabalho tem o objetivo de analisar as peças publicitárias do Garoto Bombril e como, ao longo do tempo, contribuíram para que a empresa Abrasivos Bombril, permanecesse 64 anos como líder absoluta no mercado de lãs de aço e como uma das lideres no mercado de produtos químicos de limpeza.
Para iniciar cotextualizamos o surgimento da marca Bombril. Como se deu a sua inserção no mercado brasileiro e como surgiu uma das parcerias de maior sucesso com campo da publicidade do país: Bombril, Carlos Moreno, Washingtom Olivetto e Francesc Petit. Será traçada uma breve perspectiva histórica sobre a publicidade para situar o leitor sobre esta pratica que surge na antiguidade clássica.
Trabalhamos aqui também com alguns aspectos da semiótica, visando compreender melhor os aspectos ideológicos do Garoto Bombril (GBB). A publicidade da Bombril articulou tão bem o personagem com o produto, o produto com a mídia, a mídia com o personagem, o personagem com o ator, o ator com a empresa, que criou no publico uma empatia muito forte e criou para o personagem e para a marca valores intangíveis que iremos compreender ao longo deste trabalho.
GAROTO BOMBRIL
A Marca
Em 1948 no bairro do Brooklin Paulista em São Paulo, Roberto Sampaio Ferreira fundou a empresa Abrasivos Bombril. O lançamento foi uma revolução para as donas de casa porque, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças, azulejos e ferragens. Com uma tecnologia própria, uma marca forte, tradicional, a logomarca vermelha, as propagandas, os programas de radio e televisão rapidamente a empresa dominou o mercado ficando conhecido desde esta época como “1001utilidades”. E assim as pessoas não procuravam lã de aço, e sim Bombril.
Com a empresa fazendo 30 anos e já dominando 80% do mercado nacional, ela da um importante passo