Bombril
Suponhamos que um consumidor brasileiro chegue em qualquer ponto de venda e peça por uma lã de aço, certamente o atendente ficará em dúvida sobre o produto procurado.
Agora, no mesmo contexto, suponhamos que este mesmo consumidor peça por "BOMBRIL".
No Brasil não existe lã de aço, ninguem sabe o que é isso. Para se comprar o produto, é preciso pedir por "BOMBRIL".
O nome é uma mistura das palavras bom e brilho, exaltando as próprias qualidades da lã de aço e foi o primeiro produto da empresa.
Com o Slogan "POSSUI MIL E UMA UTILIDADES" e propagandas com o mesmo ator há mais de 30 anos, representando vários personagens , a BOMBRIL chegou a conquistar cerca de 90% do mercado brasileiro e o ator Carlos Moreno se tornou o simbolo e personificação da marca.
Contexto histórico
O final da década de 40 e início da década de 50 representam um período de grandes e complexas transformações tanto na esfera social, política e econômica que sugerem um perfil de " nova modernidade " no Brasil e no mundo.
A sociedade brasileira bem como todo o sistema internacional experimentam grandes mudanças provenientes de um desenvolvimento tecnológico e de um remanejamento das relações internacionais que permitia a países " subdesenvolvidos", como o Brasil, terem acesso, dentro de certos limites e determinados setores, a um razoável padrão de modernização industrial.
O governo de Juscelino Kubstchek, visava com o seu "Programa de Metas", modernizar o Brasil através da industria de base e de bens de consumo.
A sociedade brasileira adquire definitivamente sua feição urbana , movida pela ideologia do desenvovimento e pela associação com capitais externos, com a instalação de um novo e sofisticado parque industrial. Pela primeira vez em sua história, as massas urbanas despontavam no cenário político e a cidade transformava-se, sem possibilidade de retorno, no centro decisório da vida nacional. Uma parte considerável da população passava a desfrutar de uma experiência