Brasil educação contemporanea
CURITIBA
2014
BRASIL: A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito à obtenção de nota parcial à disciplina de Fundamentos da Educação.
CURITIBA
2014
1 INTRODUÇÃO
O Brasil é constituído por vários períodos históricos, onde cada fase teve uma característica marcante. Abordaremos o contexto histórico e os desafios da educação no país, bem como sua extensa elaboração teórica, que por algumas vezes sofreu influência direta das pedagogias europeias e norte-americanas. A educação encontrou diversas dificuldades desde o período da Primeira República, porém, houve também diversas conquistas através de criação de leis e reformas na educação. Apesar dos desafios, o Brasil passou por diversas transformações cruciais em todos os pontos de vista, social, político, econômico e cultural, além de trazer benefícios para o educador a partir do século XX.
2 CONTEXTO HISTÓRICO
Primeira República e Era Vargas
Teve inicio na queda da monarquia em 1889 e durou ate 1930, onde houve uma constituição em 1981 que instaurou o governo representativo federal e presencial, dando assim autonomia aos estados, criando distorções com o crescimento desigual favorecendo São Paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais, a esse período pode também se chamar também Republica Velha, Republica Oligárquica, Republica dos coronéis e Republica do Café.
O governo era oligárquico, onde o poder era de poucos, não sendo assim propriamente uma democracia e sim controlado pela elite, neste contexto prevaleciam os interesses dos coronéis e fazendeiros criadores de gado, desta Junção vem o nome da política café com leite referindo a alternância de poder entre são Paulo e minas gerais. Após a primeira guerra