Brasil: a educação contemporânea
Brasil: a educação contemporânea pág. 331 a 347.
PEDAGOGIA
As discussões pedagógicas no Brasil, iniciou-se no final do Império, após a proclamação da República.
Com as novas ideias sob a influência direta das pedagogias européias e norte-americanas, inicialmente com a divulgação do método intuitivo e com o embate entre a pedagogia tradicional, e o ideário positivista, que defendia a laicidade do ensino.
No século XX houve também a difusão das ideias anarquista e comunistas. Nesse período os escolanovistas buscavam atender às novas necessidades de um país cada vez mais urbano e industrializado.
1. ANÍSIO TEIXEIRA
No Brasil ocorreu o movimento escolanovistas, representado por educadores como Anísio Teixeira e outros que trouxeram uma influência renovadora.
Não se tratava, porém, de um grupo homogêneo do ponto de vista ideológico, e ficou claro com a virada política do estado novo: Paschoal Lemme e Hermes Lima eram socialistas. Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo eram liberais.
1. ANÍSIO TEIXEIRA:
A TRAJETÓRIA
Anísio Teixeira, foi um notável pedagogo, filósofo e educador. Em 1932 à 1950 , foi signatário do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Na Bahia, foi responsável por outra reforma, projetou o funcionamento de cinco escolas: quatro delas, chamadas Escolas-Classe, e a quinta seria a Escola-Parque. Em 1951 á 1964, ocupou diversos cargos, participou da discussão da LDB, foi um dos idealizadores da Universidade de Brasília (UnB). Por ocasião do inicio da ditadura militar, foi afastado e aposentado compulsoriamente. Morreu na época da ditadura militar, em circunstância trágicas até hoje não esclarecidas.
1. ANÍSIO TEIXEIRA:
A PEDAGOGIA PROGRESSIVA
Devido à influência de Dewey, Anísio Texeira preferia usar a expressão “escola progressiva” e não Escola Nova. Vale Lembrar a posição sobre o ensino tradicional, reformulados pela didática da escola progressiva.
A