botos organizacionais
Algumas das formas de se evitar a radio peão são:
Evitar termos técnicos
A mensagem fica mais clara e compreensivel para todos.
Identificar líder informal
Normalmente, é alguém que, por ser mais antigo na empresa ou ter mais contato com a diretoria, dispõe de certa credibilidade.
Criar mural informativo
É uma maneira de comunicar a todos ao mesmo tempo sobre o que acontece na empresa.
Fazer reuniões periódicas
O objetivo é abrir espaço para que os funcionários tirem dúvidas sobre boatos que ouviram nos bastidores. Podem ser encontros mensais ou semanais.
Perguntar indiretamente
Uma pergunta direta feita pelo chefe pode causar constrangimento. Perguntar para um colaborador o que as pessoas andam comentando nos corredores costuma trazer respostas melhores.
Cultura da empresa; Em inúmeras situações, ela aparece para resolver conflitos e justificar medidas, que não são sensatas, de chefias, direções etc. Não se pode colocar certos assuntos no jornal porque é contra a cultura da empresa, não se pode contestar uma decisão equivocada do gerente porque é contra a cultura da empresa, não se pode dar entrevistas para a imprensa porque é contra a cultura da empresa. E durma-se com um barulho desses. A cultura de uma organização é, certamente, algo que deva ser considerado sempre. Ela define a forma pela qual a chefia e os subordinados se relacionam, ela contribui para aumentar ou reduzir a participação dos funcionários no processo de tomada de decisões, ela estimula ou não a pró-atividade no relacionamento com a mídia e ela incorpora ou não a divergência interna. A comunicação interna das organizações varia, para melhor e para pior, dependendo da cultura da empresa. Mas é preciso considerar que muitas vezes as chefias invocam a cultura da empresa como