IMPACTOS DO LIXO NO MEIO AMBIENTE E NA SAUDE PUBLICA
O Que é ? Costumamos chamar de Lixo todo resíduo sólido produzido pela atividade humana ou gerado pela natureza num contexto urbano, sendo orgânico ou inorgânico. Em conceito atual é tudo o que ninguém quer e não tem valor comercial, neste caso serão excluídos todos os materiais que podem ser reaproveitados ou reciclados, sobrando pouca coisa que é jogada fora que pode realmente ser chamada de Lixo.
Composição
O lixo é basicamente composto por:
▪Material Orgânico - derivado de seres vivos animais ou vegetais, facilmente decompostos pela natureza.
▪Material Inorgânico - composto por minerais e produtos industrializados, sendo de dificil decomposição na natureza mas que podem ser reciclados. Cada região possui características que irão determinar o tipo de lixo produzido. A diversidade é definida pela localização da comunidade, suas atividades comerciais, agrícolas, industriais além das condições sócio econômicas da população.
Classificação do Lixo É feita por grupos de acordo com a origem:
▪Doméstico - produzido em residências;
▪Comercial - do comércio;
▪Público - de ruas, praças e feiras; ▪Hospitalar - aquele dos serviços de saúde;
▪Industrial - restos de matéria-prima, subprodutos; e ainda os de Construção Civil, de Mineração, de Agricultura.
De acordo com o artigo 1º da Resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 001/86, impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causado por qualquer forma de matéria ou energia resultantes das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições sanitárias do meio ambiente, a qualidade dos recursos ambientais.
Todo o lixo originado de recintos comerciais como restaurantes, lojas, barbearias, supermercados e bancos, é chamado de lixo comercial. É