Comunicação empresarial
-Responsabilidades A Comunicação Empresarial integra e articula as Com. Institucionais e Mercadológicas; incorpora ações voltadas para funcionários, clientes, acionistas, imprensa, sindicatos, parlamentares, entidade e grupos organizados da comunidade e a sociedade em geral.
Ela não é somente realizada pelos profissionais de comunicação de uma organização, mas por todos aqueles que a integram. O relacionamento com os distintos públicos é realizado tanto pelos assessores de imprensa, pelas agências de propaganda ou de comunicação, como também pela secretária, pela telefonista, pelos funcionários de maneira geral.
-Fragmentação (e suas implicações – difusas, contraditória, público externo x interno) x Integração ( orienta o relacionamento com o público de interesse) As atividades de comunicação eram percebidas e desenvolvidas isoladamente: a edição de publicações empresariais, assessoria de imprensa, organização de eventos, publicidade, marketing, de maneira geral, eram assumidos por departamentos sem qualquer vinculação. Disso resultava u,a comunicação difusa,muitas vezes contraditória.
Por exemplo, uma comunicação interna marcada pelo autoritarismo, pelo desestímulo à participação e ao diálogo convivia com uma publicidade descontraída, que simulava uma empresa democrática e aberta.
A Com. Empresarial está evoluindo para um processo integrado de relacionamento com os públicos de interesse (Stakeholders), de tal modo que uma empresa ou entidade moderna não pode prescindir dessa articulação.
-Cultura Empresarial A comunicação é o espelho da cultura empresarial e reflete os valores das organizações.
-O que é Com. Estratégica (vínculo/negócios/objetivos) Na década de 90, a Com. Empresarial passou a ser