Comunicação empresarial
São Paulo, SP:
Saraiva, 2009
338 páginas
Resenhado por:
T he question of the adjustment between
Business Communication concepts and practices
La cuestión de la sintonía entre los conceptos y la praxis de la Comunicación Empresarial
Comunicação Empresarial brasileira atravessa um período de grandes transformações e de incertezas, que leva os estudiosos da área a reavaliar conceitos velhos e buscar, adotar novos, sem ranços acadêmicos, mais coerentes no que se refere à explicação e aplicação da comunicação como insumo estratégico na construção dos processos sociais nas grandes, médias e pequenas empresas.
A obra de Wilson da Costa Bueno analisa as políticas e estratégias de comunicação em contextos plurais, diante das mudanças das organizações e de sua busca da superação dos numerosos desafios que, na complexidade contemporânea, a sua administração da exige dos gestores. O autor reflete sobre as relações conflituosas da interseção entre o universo conceitual e as práticas de mercado, abordando questões candentes do cenário atual da Comunicação Empresarial. Nesse sentido, o livro apresenta significativos exemplos da realidade brasileira, na qual, dentro de uma visão crítica, podemos vivenciar processos e modelos de performance comunicacional não sintonizados com referenciais de hoje.
A obra é formada por onze capítulos, cada um deles apresentando textos para leitura e de incentivo ao debate, tratando de temas importantes como: a definição de políticas de comunicação; a organização de salas de imprensa na web; a relação entre comunicação, governança e sustentabilidade; as virtudes e os equívocos usuais da auditoria de imagem; a comunicação interna; o processo de inteligência; ética, comunicação e cultura na “wikieconomia”; e o planejamento da comunicação na prevenção e no enfrentamento de crises.
O autor resgata conceitos, explica de forma coerente o que se deve entender pela denominada