Desafio fundamentos filosóficos da educação
CURSO DE PEDAGOGIA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM - 2º SEMESTRE
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
PROFª EAD Ma. Mariciane Mores Nunes
PROFª PRESENCIAL: EDECELMA BORGES
CERES - GOIAS
ALUNA;
DANIELLE
Os diversos rostos da infância e suas respectivas formas de educação
Resumo:
Este trabalho tem por finalidade apresentar os diversos rostos da infância e suas respectivas formas de educação, dando ênfase na construção histórico filosófica da infância, desde as transformações que começaram a se formar na passagem da idade media para a sociedade moderna. Tendo como referencias vários textos e filmes que constituem na construção histórico filosófica do conceito de infância e sua educação.
Palavras chaves: rostos da infância, educação, conceito de infância.
Resgatar os antecedentes históricos é dar voz a diferentes documentos hoje pesquisados e que em determinados períodos testemunharam o papel da criança na sociedade. A concepção de crianças é vivida e aprendida a partir das construções feitas pelos adultos nas quais, muitas vezes, a criança não pode discursar defender-se ou falar sobre se mesma.
O pesquisador francês Philippe Ariès, em sua obra História Social da Criança e da Família, publicada em 1960, vai apontar que o conceito ou a idéia que se tem da infância foi sendo historicamente construído e que a criança, por muito tempo, não foi vista como um ser em desenvolvimento, com características e necessidades próprias, e sim como um adulto em miniatura, imitando seus pais.
No fim da Idade Média entre os séculos XVII, XVIII e XIX grandes mudanças ocorreram em resultado aos processos transforma tórios, direcionados para uma eminente cisão entre Igreja e o Estado. O processo de moralização da sociedade é iniciado pelo Clero avança mais no Renascimento e encontra, neste contexto, condições propícias para o florescimento de uma nova concepção de família e por extensão de criança.