Boito
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Técnicas Retrospectivas e Patrimônio Cultural – 2015.2
Professora Msc. Taise Costa de Farias
QUESTIONÁRIO 03
Questões para discussão sobre o livro “Os restauradores” de Camillo Boito.
01-Qual é o ponto central do discurso de Camillo Boito, que se faz presente no texto? Explicar minuciosamente.
02-Como o autor classifica os três tipos de restauro? Explique cada um. Qual mais se aproxima do pensamento de Ruskin? Qual mais tem relação com a teoria de ViolIe-le-Duc? Qual não se vê presente no discurso de nenhum dos dois teóricos? Explicar minuciosamente.
03-Em algumas passagens dos textos o autor comenta a dialética existente entre a fidelidade histórica arqueológica, e o valor estético. Discorra sobre esta relação.
RESPOSTAS:
01)
Boito contribuiu para a formulação dos princípios modernos de restauração, onde defendia o respeito à matéria original da pré-existência, a reversibilidade e a distinção das intervenções, o interesse por aspectos conservativos e de mínima intervenção, a manutenção de acréscimos de épocas passadas entendendo-as como parte da história da edificação, assim como harmonizar as arquiteturas do passado e do presente a partir da distinção de sua materialidade.
Suas teorias de restauração em arquitetura foram defendidas por ele utilizando a pintura e escultura como exemplos das particularidades de cada um, contudo sem perder sua essência e que admitissem a mesma importância. Para Boito o restaurador além de possuir conhecimento pleno dos estilos da arte e da arquitetura, ele deveria buscar nos documentos originais da obra, as fontes primárias para sua proposta de intervenção.
Ainda em seu discurso, Boito pregava que as intervenções deveriam conservar nos monumentos o seu velho aspecto artístico e pitoresco entendendo isso como respeito à materialidade do objeto. Distinguindo-se assim o significado entre restaurar e conservar. Ressaltando a importância da conservação