Bioética
O livro O que é bioética, é da Editora Brasiliense Coleção Primeira Passos, e é um dos poucos livros escritos em Língua Portuguesa, possui linguagem simples e esclarecedora sobre o tema em questão, e que, será referencia para todos que desejam conhecer a origem da bioética no Brasil e no mundo.
O livro foi escrito em parceria pela antropóloga Débora Diniz e pela enfermeira Dirce Guilhem, ambas, se destacam nos estudos e pesquisas no campo da bioética, sendo que esta última, é representante de órgãos ligados a bioética no país, como a Comição nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).
O livro está dividido em seis partes: quatro capítulos, a introdução e conclusão. As autoras preferem escrever rompendo com o que fazem a maioria dos escritores, segundo elas (...) parte-se dos casos e dos conflitos morais para, secundariamente, se delinearem as ideias e propostas teóricas (...), mas elas optaram por partir das teorias e de suas críticas, pois (...) permite que o leitor se familiarize com as estratégias discursivas da bioética para que, por si mesmo, possa refletir sobre as situações de conflito morais (...).
Desta forma, o que é bioética, é fruto da experiência das autoras com o tema nos últimos seis anos. A bioética fez parte não apenas de suas reflexões cotidianas e profissionais, mas também foi tema de doutoramento de ambas.
No primeiro capítulo, O nascimento da bioética, segundo Diniz e Guilhem, (...) muitos pesquisadores acreditam ser Van Rensselaer Potter, com sua obra Bioética: Uma ponte para o futuro, publicada em 1971, como o marco histórico importante para a genealogia da disciplina, apesar se ser hoje contestada sua paternidade (...).
Assim, as controvérsias sobre a paternidade do conceito bioética, se teria sido realmente Potter o criador, ou André Hellegers, que segundo Thomas Reich, um importante compilador de livros e