fichamento de "crescimento e pobreza"
Disciplina: Urbanismo I - Outubro de 2012
Aluno: Deborah Arbex
Referência do texto: CAMARGO, Cândido Procópio Ferreira de;
CARDOSO, Fernando Henrique; ARNS, Dom Paulo Evaristo. São Paulo
1975: Crescimento e Pobreza. São Paulo: Ed. Loyola, 1976 (capítulo: “A lógica da desordem”).
FICHAMENTO
Palavras-chave: crescimento, progresso, cidade, desigualdade, distribuição, pobreza, infraestrutura, moradia, especulação, acumulação.
Resumo: O texto trata da relação entre o crescimento econômico e industrial e a deterioração das condições de vida da população, em especial das classes mais pobres. Evidencia o poder da inciativa privada e da lógica de acumulação como mediadores da desigualdade na cidade em detrimento da iniciativa social em prol do interesse coletivo.
Anotações:
Pág.
1
Observações
21
O capítulo estudado tem início lançado o paradoxo entre o crescimento econômico acelerado e a ampliação dos problemas urbanos. 2
21
Ainda no primeiro parágrafo, o trecho “o exercício de imaginação proposto, o de que o controle do crescimento da cidade tornaria possível disciplinar seus problemas...” abre discussão crítica para quais os reais motivos que desencadeiam o aumento dos problemas urbanos.
3
21
A noção de que o progresso da cidade tem um preço agrega o processo de “socialização dos custos e privatização dos ganhos”. 4
22
Ao ressaltar as discrepâncias entre espaços e habitantes da cidade bem como sua dependência das formas de produção e distribuição da riqueza, os autores propõem que a lógica espacial reflete a lógica econômica nas cidades.
5
23
A tendência “viável” de se investir em locais já valorizados dificulta o acesso da população de menor poder econômico aos diversos serviços e, nessa lógica, a infraestrutura atrelada à valorização imobiliária consolida a desigualdade urbana.
6
25
O inicial fornecimento de moradia pelas