Resumo
Disciplina: Ecologia
Fichamento do texto:
PRINCÍPIO-TERRA
A volta à Terra como pátria comum.
Autor: Leonardo Boff
Capítulos: 1e 3
Fichamento e produção de texto
Título: PRINCÍPIO-TERRA
A volta à Terra como pátria comum
Capítulos 1 e 3
Autor: Leonardo Boff
Data: 04.04.2010
O texto do teólogo e professor Leonardo Boff inicia com a apresentação um problema de grandes conseqüências para a humanidade e o planeta como um todo: a Terra está ameaçada. A partir desta constatação, discorre sobre as conseqüências desta realidade e propõe uma mudança de paradigma.
O autor cita duas constatações que o levam a acreditar que a Terra está ameaçada. A primeira: a fome assola o mundo pobre. Cerca de 1 bilhão de pessoas vivem na pobreza absoluta. E a segunda: a cada dia 1 espécie desaparece. Estão sendo extintas!
Em 1972, um relatório do Clube de Roma, com o título “Os limites do crescimento”, apresenta observações importantes a respeito de uma crise na concepção de mundo da sociedade atual: os recursos têm limites; e o crescimento indefinido para o futuro é impossível.
O texto relaciona a sociedade e seu estilo consumista de viver. Continuando o padrão de consumo e o estilo de vida atual, poderemos chegar a efeitos irreversíveis para a natureza e para o homem, notadamente o aquecimento e a desertificação globais, além de conflitos generalizados em função da desigualdade social.
Sob essa condição, a ecologia passa a ser evocada. O autor define ecologia como “um saber das relações, interconexões, interdependências e intercâmbios de tudo com tudo em todos os pontos e em todos os momentos.” (Boff, Leonardo. PRINCÍPIO-TERRA, A volta à Terra como pátria comum, Página 17).
O autor apresenta ainda uma mudança de estágio da ecologia, vindo a crítica radical do tipo de civilização suceder o movimento verde ou de proteção e conservação das espécies em extinção,