FICHAMENTO
1 Nome do autor do fichamento:
2 Obra/ artigo/ ensaio em fichamento:
Menezes, Cristiano. Noções de Criminologia. Disponível em: < http://www.doraci.com.br/files/criminologia.pdf>. Acesso em 14.mar.2014.
3 Especificação do referente utilizado:
Criminologia
4 Resumo da obra:
4.1 POLÍTICA CRIMINAL DE PREVENÇÃO DO DELITO
Existe um consenso generalizado em considerar que a prevenção do delito constitui um objetivo importante do sistema penal. Afirma-se com frequência que é melhor prevenir o crime do que reprimi-lo. De forma mais concreta, quase todos os especialistas na matéria estimam que a prevenção do delito representa, senão a principal função, pelo menos uma das funções mais importantes e tradicionais da polícia.
Apesar de certos filósofos terem abordado esse tema há muito tempo e dado ainda que diversas instituições jurídicas parecem ter respondido a idênticas inquietações, a preocupação com a prevenção do delito é uma tendência atual.
Entre as principais razões que colocaram em evidência a necessidade de novos enfoques em relação à prevenção, devem ser mencionadas as seguintes:
1) o aumento da delinquência grave e o aparecimento de novas formas de criminalidade;
2) as repercussões do delito na sociedade (lesões, perdas econômicas, impacto emocional, efeitos desfavoráveis sobre a qualidade de vida, etc.) e, em particular, em determinados grupos (pessoas idosas, deficientes físicos, mulheres, crianças, etc.);
3) o sentimento de insegurança cada vez maior dos cidadãos e suas consequências (inibição, desconfiança, angustia, solicitação de medidas repressivas, mudanças nas condutas normais, organização de sistemas coletivos de proteção, utilização com fins políticos ou partidários do sentimento de medo do crime, etc.);
4) os custos cada vez mais elevados do conjunto do sistema penal e, em particular, dos serviços