Faculdade
FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Programação e Controle da Produção
Itaúna - MG
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃo 3
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICa 5
3 TIPOS DE SEQUENCIAMENTO 8
4 tEORIA DAS RESTRIÇÕES 19
5 FUNÇÕES DO ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO. 20
6 CONCLUSÃO 21
7 REFERÊNCIAS 22
1 INTRODUÇÃo
As indústrias, de um modo geral, têm sido muito estimuladas a tornar seus processos mais eficientes, devido a uma competitividade crescente. Assim, as indústrias vêm sofrendo profundas mudanças no seu setor produtivo no que tange à modernização de seus processos de produção, melhoria da qualidade de seus produtos e racionalização administrativa.
O gerenciamento da produção dentro de uma empresa é responsável pela transformação de matérias-primas em produtos acabados. O sistema responsável por este gerenciamento denomina-se Planejamento e Controle da Produção (PCP), que participa de todas as atividades, desde a aquisição de matérias-primas, até a entrega dos produtos acabados, buscando garantir que a produção ocorra eficazmente
Fig.1 – Informações do PCP
As atividades de curto prazo de programação da produção, realizadas pelo PCP, buscam implementar um programa de produção que atenda ao PMP gerado para os produtos acabados. Estas atividades podem ser divididas em três grupos hierarquicamente relacionados ilustrados na Figura 2 a administração dos estoques, o sequenciamento, e a emissão e liberação as ordens.
Fig.2 - Hierarquia das funções da programação da produção.
A administração dos estoques, é encarregada de planejar e controlar os estoques definindo tamanho dos lotes, modelos de reposição e estoques de segurança do sistema. O sequenciamento tem por objetivo definir a seqüência de produção a cada programa de produção. Finalmente são emitidas as ordens autorizando a compra, fabricação e montagem dos itens.