Patologias na construção civil
É visível o costume do ser humano em fazer as coisas da forma mais barata e lucrativa o possível, passando por cima de tudo para ganhar tempo. E este é um dos grandes problemas na construção civil.A falta de negligência e de cumprimento das normas técnicas é responsável pelas patologias. Por isso, dá-se ênfase na importância de mão de obra qualificada, e seguimento das regras estabelecidas.
O objetivo deste trabalho é de apresentar os principais tipos de patologias na construção civil. E assim, informar e orientar o leitor como se comportar diante tais problemas, muitas vezes desprezados com medidas paliativas.
2 Patologias na Construção Civil
A patologia pode ser entendida como a parte da engenharia que estuda os sintomas, os mecanismos, as causas e origens dos defeitos das construções civis, ou seja, é o estudo das partes que compõem o diagnóstico do problema. A durabilidade de uma estrutura de concreto é a capacidade de a estrutura manter as suas características estruturais e funcionais originais pelo tempo de vida esperado, nas condições de exposição para as quais foi projetada. É importante que as construções desempenhem as funções que lhe foram atribuídas, que mantenham a resistência e a utilidade que delas se espera, durante um período de vida previsto.
As patologias estão presentes na maioria das edificações, variando na intensidade, no período de aparição e/ou na forma de manifestação. Portanto de modo geral, as patologias na construção civil têm como preocupação fundamental o conhecimento dos sintomas, formas de manifestação, origens e como evitá-las.
3 Origem das Patologias
Na construção civil deve-se dar importância nas seguintes etapas: a execução, o projeto, os materias usados, planejamento e utilização. Cada uma tem sua devida importância no resultado final.Os problemas na construção civil podem estar relacionados com estas etapas. Por isso é extremamente importante que todas as normas do processo