Biossensores
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
Vanessa Danielle Diniz da Silva
Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques
CONSTRUÇÃO DE UM BIOSSENSOR À BASE DE ELETRODOS COMPÓSITOS RÍGIDOS E ENZIMAS ACETILCOLINESTERASES (AChE). APLICAÇÃO NA DETECÇÃO DE PESTICIDAS EM MEL.
São Luís
2012
___________________________________________________
Nome do Bolsista
_______________________________________________________
Nome do Orientador (a)
CONSTRUÇÃO DE UM BIOSSENSOR À BASE DE ELETRODOS COMPÓSITOS RÍGIDOS E ENZIMAS ACETILCOLINESTERASES (AChE). APLICAÇÃO NA DETECÇÃO DE PESTICIDAS EM MEL.
Relatório parcial apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, na Universidade Federal do Maranhão.
São Luís
2012
RESUMO
Os biossensores, sobretudo os enzimáticos, atraem crescente atenção por parte dos pesquisadores devido as suas características únicas, que prometem mudar completamente o panorama atual da química analítica, assim como o mito popular de que “tudo o que é bom, é caro”. Por serem dispositivos que permitem uma gama de modificações em sua estrutura, se mostram extremamente versáteis. E tal característica ganha um aliado quando estes biossensores passam a conter, em sua formulação, eletrodos compósitos rígidos, uma vez que estes também possibilitam mudanças, a fim de se obter a otimização das características já presentes ou até atribuir novas, de um modo que os eletrodos convencionais jamais fariam.
Juntando estas duas teorias e combinando-se a enzima acetilcolinesterase (AChE), de grande sensibilidade, seletividade, rápida resposta e cuja utilização é possível em vários campos, com o eletrodo compósito à base de carbono, de baixo custo, fácil confecção e alta mutabilidade, obtém-se por fim um biossensor de alta qualidade, baixo custo, e imensa aplicabilidade.
Dentre os principais campos de atuação dos biossensores à base de acetilcolinesterase, destaca-se a detecção de pesticidas