Aids e o preconceito
AIDS
SC
2012
AIDS
Trabalho acadêmico como avaliação da disciplina de Metodologia da Pesquisa do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências da Saúde.
Prof (a). Mara Nair Jenichein
ITAJAÍ
2012
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. HIV:AIDS 4 2.1. Transmissão 5 2.2. Sintomas 5 2.3. Diagnósticos 6 2.4. Tratamento 6 2.5. Estatísticas 7 3. DIREITOS DOS PORTADORES D AIDS 8 4. ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO AOS POTADORES DA AIDS 10 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 15
INTRODUÇÃO
A AIDS há algum tempo vem assustando a sociedade de forma geral, por ser uma doença que não tem cura e pode levar à morte. Ela é contraída pelo vírus HIV, logo que a pessoa é infectada o vírus começa a atacar seu sistema imunológico tornando o individuo mais propenso a adquirir outras doenças. O dignóstico da doença se torna dificultoso, pois a pessoa infectada geralmente demora para apresentar os sintomas. O HIV pode ser adquirido de diversas formas, o mais comum é no ato sexual sem proteção, mas também pode se contrair compartilhando agulhas, e uma mulher grávida que não tenha acompanhamento médico pode passar para a criança durante a gestação ou a amamentação.
Nos dias atuais a AIDS pode ser tratada de forma com que o portador possa manter uma vida saudável e com qualidade, mas o preconceito ainda é imenso, tornando o soropositivo fragilizado emocionalmente, e a psicologia exerce umas função muito importante na vida dessas pessoas e também pode ajudar na aceitação não só do infectado, mas também da família. O texto abaixo mostrará todo processo que o portador do HIV passa, e também como isso afeta seu psicológico e suas relações em geral.
HIV:AIDS
É uma doença que se manifesta em pessoas que adquiriram o vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), também conhecida como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida), a doença fragiliza o sistema imunológico,