Transdutores Para Biossensores
Sistemas compostos por sensores mais algum dispositivo elétrico, eletrônico ou eletromecânicos. É um dispositivo que transforma uma magnitude física num sinal elétrico. Utilizando para isso um elemento sensor.
SENSORES X TRANSDUTORES
Muitas vezes os transdutores e os sensores são tratados como se tivessem a mesma função, mas, na verdade, eles têm papéis diferentes. O sensor detecta uma variável física, que pode ser a pressão, a temperatura ou a intensidade de uma força, e o transdutor transforma essa medida em uma grandeza fácil de ser medida. Ele transforma um sinal de temperatura em um sinal elétrico, por exemplo.
Apesar de não serem o mesmo dispositivo, muitas vezes os transdutores e os sensores podem vir integrados, por isso acabam sendo chamados apenas como transdutores.
Tipos de transdutores
• Ativos: geram um sinal elétrico em resposta a um estímulo e não precisam receber energia externa para produzir um sinal de saída; exs: termopares e acelerômetros piezoelétricos
Passivos: precisam ser excitados por uma fonte externa de energia para produzir um sinal de saída; exs: extensômetros, os RTDs (resistance temperature detectors) e os termistores.
• Simples: Quando a transdução é feita em apenas um estágio, como é o caso de um sensor de posição que produz uma variação de tensão elétrica na presença de um material magnético; • Compostos: quando a transdução é feita em vários estágios entre o sinal de entrada e o de saída da magnitude física, que, por sua vez, é transformada em grandezas intermediárias durante o processo, conforme mostra a figura a seguir:
• Transdutores do corpo humano
O corpo humano é dotado de transdutores, e um exemplo é a nossa visão: a retina possui milhões de células fotorreceptores que recebem energia luminosa e transformam-na em impulsos eletroquímicos, que em seguida são decodificados pelo cérebro.
A audição também é um exemplo de transdutor do corpo humano. O ouvido recebe a energia sonora