Estudante
João Lopes, 2120425
Stefanie Gomes, 2120420
Biomateriais
Licenciatura em Biomecânica
Palavras-chave: Biossensor; Atuadores; Eletroquímicos; Óticos
Resumo
No presente trabalho explica-se o que são biossensores. Quais os diferentes tipos de biossensores, como estes funcionam e nos transmitem informação. Começa-se por fazer pesquisa e reunião de informação geral sobre biossensores, particularizando posteriormente e estudar com mais profundidade 2 tipos de biossensores, os eletroquímicos e os óticos.
Os biossensores eletroquímicos baseiam-se em transdutores que detetam variâncias no meio em estudo através das técnicas de amperometria e potenciometria. São biossensores bastante simples, precisos, confiáveis e rápidos.
Os biossensores ópticos são biossensores que se baseiam em mudanças nas propriedades ópticas das substâncias. Entre as propriedades ópticas que podem ser utilizadas estão: absorção, índice de refracção, fluorescência, fosforescência, reflectividade e comprimento de onda.
1. Introdução
No âmbito dos Biomateriais, encontram-se os biossensores e atuadores, uma área em crescimento elevado na atualidade.
Do ponto de vista analítico, os sensores constituem ferramentas valiosas para fazer face à crescente exigência de informação química rápida, completa e fiável, em áreas como a segurança alimentar, os estudos ambientais, a biotecnologia, a química clínica, a indústria química e farmacêutica. O controlo ambiental é um dos campos em que esta necessidade é mais evidente; a interação Homem/meio ambiente tem muitas vezes resultados nocivos, conduzindo a uma grande preocupação com o controlo da qualidade da água, do solo e do ar, e a limites cada vez mais restritos de potenciais contaminantes. A evolução da medicina, aliada ao aumento da esperança de vida média, implica a necessidade de monitorização contínua de vários parâmetros para um controlo clínico efetivo dos pacientes, quer em situação de internamento quer em ambulatório.