estudo
Sansão era jovem vocacionado por Deus, cuja vida deveria servir como exemplo para sua geração. Contudo, sua falta de seriedade levou-o à ruína. Sua vida é um alerta para nós. Fomos vocacionados por Deus para ser professores e devemos lembrar do nosso exemplo diante dos alunos. Às vezes, nossos atos falam mais alto que nosso ensino. Você, professor, pode dizer como o apóstolo Paulo “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”(1Co 11:1)
Ler: Juízes 13 a 16.
Versículo para DECORAR: “… para Deus tudo é possível”. Mt 19:26
APLICAÇÃO: Mostrar que devemos orar pedindo a Deus que nos ajude a fazer as escolhas certas.
Certa vez, um homem, chamado Sansão teve que fazer uma escolha muito importante.
Vocês querem saber o que ele escolheu? Ouçam a história bíblica.
O povo de Israel, após as vitórias esquecia de Deus e escolhia o que era mal. Por isso, Deus deixou que eles sofressem nas mãos dos filisteus durante muitos anos. Os filisteus eram muito maldosos.
Certo dia, o Anjo do Senhor visitou uma mulher que não tinha filhos e lhe disse que ela ia ganhar um nenê. Seu filho seria diferente. Ele nunca deveria tomar vinho, não poderia ter o cabelo cortado, e iria livrar o seu povo dos inimigos.
Como Deus havia dito, depois de algum tempo nasceu um menino e ele foi chamado de Sansão. A Bíblia diz que o menino cresceu e o Senhor o abençoou. Deus lhe deu tanta força que ele conseguia matar um leão com as próprias mãos e lutar com muitos homens ao mesmo tempo e sair vencedor. Não havia em todo lugar alguém mais forte que Sansão. Qual seria o segredo da sua força?
Sansão foi escolhido por Deus e deveria fazer o que é certo. Mas nem sempre Sansão fazia o que era certo. Ele desobedeceu a vontade de Deus namorando uma moça que não fazia parte do povo de Deus. Isso lhe causou muitos problemas. Veja o que aconteceu.
Os filisteus estavam apavorados com aquela força de Sansão, então fizeram um plano para matá-lo.