estudo
Desperdícios de Materiais de uma Metalúrgica.
Guilherme Augusto de Oliveira1 (FECILCAM) – guila_eb@hotmail.br
Matheus Rodriguez Pagliarini2 (FECILCAM) - math_pr@hotmail.br
Rony Peterson da Rocha³ (GEPGE, DEP/UNESPAR – FECILCAM) – petersonccbpr@hotmail.com
Resumo: O objetivo deste artigo é avaliar e relacionar desperdícios de tubulações de aço carbono utilizados na produção de dois produtos fabricados em uma metalúrgica. Trata-se de um estudo qualitativo. Este trabalho foi delimitado a uma indústria metalúrgica nacional produtora de estruturas metálicas industriais. Os dados obtidos foram aplicados em métodos de controle estático da qualidade, mais especificamente as Fermentas Básicas da Qualidade, com os resultados obtidos se teve a relação estatística dos desperdícios, seus principais causadores e soluções para os distúrbios, alertando os gestores sobre a importância do controle dos materiais.
Palavras-chave: Desperdícios; Ferramentas; Qualidade.
1. Introdução
As empresas na luta por melhores posições no mercado procuram na qualidade um diferencial competitivo, o custo elevado e a busca por maior lucratividade obrigam as organizações a procurarem formas para aprimorar seus processos de modo obter um rendimento melhor de matérias e mão de obra. A sobrevivência das organizações no mercado atual depende de sua competitividade, que hoje é função direta da produtividade e qualidade.
A qualidade não pode estar separada das ferramentas estatísticas e lógicas básicas usadas no controle, melhoria e planejamento da qualidade. Este estudo será fundamentado com base nos conceitos das Ferramentas Básicas da Qualidade que são ferramentas técnicas que são utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções e aperfeiçoar o processo. Segundo ABEPRO (2008), artigos com esse propósito se classificam dentre as engenharias de produção na área de Gestão da Qualidade e na a