Atps Ergonomia
Nos dias de hoje temos percebido que o número de acidentes que envolvem transporte coletivo de ônibus na cidade aumentou. Onde a maioria desses casos a responsabilidade sobre cai no motorista, que nem sempre cometeu a infração. Às vezes ocorre por causa de problemas mecânicos, outras vezes por que o motorista está cansado, Ou porque hoje é muito fácil ser motorista, pois qualquer um que possua habilitação “D” pode ser motorista, antigamente era questão de gostar, de dom, amar o que se gosta de fazer, hoje o atrativo é o salário, mesmo que defasado, é o melhor salário que uma pessoa, sem as devidas condições, possa ganhar, pois as empresas impõe metas absurdas para cumprir.
Então, quais são as condições de trabalho que afetam a qualidade e a segurança do transporte público na cidade do Rio de Janeiro?
À vista desse tema da pesquisa: As condições de trabalho e suas relações com a qualidade e segurança do transporte público nas grandes cidades. O objetivo geral da pesquisa é comprovar quais as condições de trabalho que afetam a qualidade e segurança do transporte público focando em suas melhorias. A pesquisa possibilitara uma melhor compreensão dos fatores estressantes que afetam os motoristas e tem repercussão tanto para as empresas de transporte urbano como para a população que faz uso desse serviço. Criando, assim, novas estratégias ou ações adaptativas que favoreçam o seu desempenho pessoal e profissional.
Os objetivos específicos são: Descrever a realidade das condições de trabalho dos motoristas de transporte coletivo urbano na cidade do Rio de Janeiro; Observar os pontos determinantes para suas ocorrências; Compará-las com outras situações similares; Investigar a causa de acidentes no transporte público; Mostrar melhorias.
As instituições investigadas na pesquisa são: União, TREL e Fábio’S, empresas que fazem um grande trajeto de deslocamento levando longos períodos exaustivos da Baixada até o centro todos os dias e sofrem com a superlotação de