Atps ergonomia
NOME: R.A:
NOME: R.A:
NOME: R.A:
NOME: R.A:
NOME: R.A:
SÈRIE: 3º e 4º Eng. Elétrica
ATPS – ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO – 1º BIMESTRE
1- O estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento, ambiente e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas que surgem neste relacionamento. Ela atua em 3 áreas: ERGONOMIA FISICA, ERGONOMIA COGNITIVA E ERGONOMIA ORGANIZACIONAL
Os Ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
2- Sua interação com outras disciplinas das chamadas Ciências da Vida,. Ciências Técnicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais. ERGONOMIA.
3- Risco mínimo (leve), aceitável. Risco médio, aceitável, desde que não seja associado a dano de gravidade muito maior. Risco máximo (elevado), aceitável desde que haja adoção de ações e medidas que visem a de sua redução a o nível de risco médio ou risco baixo. No caso de impossibilidade de adoção de ações e medidas visando à redução, o risco máximo não será aceitável.
4- Quando um trabalhador se coloca em perigo é quando ele ignora os riscos, ultrapasse o limite permitido da tarefa, não utiliza equipamentos