Consequências Do Narguilé E Efeitos No Organismo
Consequências do Narguilé e Efeitos no Organismo
Consequências do uso: A fumaça do narguilé pode causar doenças cardíacas, enfisemas e câncer de pulmão, mesmo entre usuários que não tragam a substância. Outras consequências decorrem decorrem do uso compartilhado do narguilé, como transmissão de hepatite, herpes e tuberculose. A fumaça que é aspirada atrás do narguilé contém inúmeros agentes tóxicos (metais pesados, monóxido de carbono, produtos químicos) já conhecidos por causarem câncer de pulmão, doenças cardíacas, enfisema, bronquite crônica, perigos para gravidez, etc.
Efeitos no organismo: Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Por desconhecimento dos usuários, a presença da água faz com que aspire ainda mais a fumaça, dando a impressão que o organismo fica mais tolerante, o que é errado. Desse modo, a pessoa vai inalando uma quantidade muito menor de toxinas, sem sentir tanto incômodo. Os malefícios a saúde causados a quem frequenta ambientes em que o narguilé é consumido são bem parecidos com os que atingem aos fumantes passivos, que tem mais chances de desenvolver doenças. A concentração dessas substâncias no organismo tem efeito cumulativo, ou seja, quanto maior o tempo de exposição, maiores são os danos.
Química
Composição - O narguilé é um grande cachimbo composto de um fornilho (onde o fumo é queimado), um recipiente com água perfumada (que o fumo atravessa antes de chegar à boca) e um tubo, por onde a fumaça é aspirada.
“Quando se aspira pelo tubo, o ar aquecido pelo carvão passa pelo tabaco, produzindo a fumaça que desce, passa pela água, onde é resfriada, e segue pelo tubo até ser aspirada pelo fumante e expirada em seguida”, explica o médico. Como qualquer outro produto derivado do tabaco, o narguilé contém nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional.
Porém, análises comprovam que sua fumaça contém quantidades