Composi o Qu mica
SOBRE OS
MALEFICIOS DO
USO DO NARGUILE.
COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDON.
NOME:CARLOS EDUARDO BARBOSA./NÚMERO:05./SÉRIE:1ºE
Composição Química
Segundo estudos realizados pela Academia Norte americana de Pediatria, o narguilé é igual, ou até mesmo mais perigoso que o tabaco convencional. Esse estudo derruba a crença popular que tabaco empregado no narguilé é menos nocivo que os de cigarros normais, os autores deste estudo assinalaram que contém mais nicotina, alcatrão e metais pesados, em comparação com os cigarros convencionais. Os jarros de água menores ou de lugares públicos são os mais nocivos, além de risco de doenças como a herpes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, não existe nenhum mecanismo presente no narguilé que tenha demonstrado a eliminação ou diminuição na exposição das toxinas presentes no tabaco, a organização ainda assinala o risco de morte por doenças relacionadas com o consumo. O fumo de narguilé é composto por 4 coisas:
1.Glicerina: a glicerina, de origem vegetal, é colocada basicamente para evitar a queima rápida do fumo. Porém, não é quanto maior a quantidade de glicerina, maior a duração. Assim como pouca quantidade de glicerina o fumo não fica bom, pois queima muito rápido, com muita quantidade de glicerina o fumo fica muito seco, o que também leva a queima rápida. Portanto, o fumo deve ter uma quantidade parcial de glicerina, o suficiente para melhor a qualidade da sessão.
2.Tabaco: Algumas pessoas pensam que quanto mais tabaco, mais escuro o fumo. Isso é um mito, já que o tabaco, por ser produzido em diferentes partes do mundo, tem diferentes qualidades. Certos tipos de tabaco são mais escuros, outros mais claros. Alguns são mais fortes, outros menos. Tabaco é o nome popular que se da a Nicotina, portanto, não pense que nos fumos de narguilé não contém nicotina. Até existem fumos sem nicotina (como a Soex), porém a grande maioria possui sim nicotina. Dependendo do tipo de tabaco usado no fumo, ele dura mais ou