Trabalho 1 Tica E Pol Tica
THIAGO DE BRITO ALMEIDA
RA: 10921482
CURSO: DIREITO
SALA: 809
ÉTICA E POLÍTICA
Belo Horizonte
2015
1. Conceitos
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.
2. Introdução
Ética e política deveriam ser irmãs; quase a mesma coisa, porque a ética é o conjunto de regras que nós acertamos entre nós para termos um comportamento de respeito mútuo entre as pessoas e política é são as regras que permitem a um conjunto de pessoas agirem em benefício próprio do conjunto, e melhorarem a vida das pessoas deste conjunto: seja uma cidade, seja um estado, seja um país inteiro. Seja o mundo inteiro. A ética define as regras como a gente convive. A política define as regras como nós convivemos para agir. Isto deveria ser o mesmo. Lamentavelmente, não é assim. Hoje, dá até para a gente dizer que ética e política são quase que adversárias, quase que inimigas. E não irmãs. Pode-se perceber de onde vem esse conflito entre ética e política, em vez de uma irmandade entre ética e política. Porque há dois tipos de éticas na política: uma é a ética no comportamento do político; a outra é a ética nas prioridades das políticas. Ética no comportamento político - o ser. Por exemplo, quando um político recebe dinheiro para fazer o seu voto no Parlamento, na Câmara de Vereadores, nas Assembleias, ele não está se comportando de uma maneira ética. É a ética do comportamento aí que está falhando. Agora, quando um político, mesmo sem ganhar dinheiro, vota por uma política que não beneficia o povo, que não