Biosensores
Dyana Cristina Nonatto Coelho
Rafaella de Brito Abreu
OS BIOSSENSORES
Trabalho apresentado à Escola Superior de Engenharia e Gestão para o curso de Engenharia de Produção, sob orientação do professor Antônio GiácomoPedrine.
ABRIL / 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
Característica dos sensores 4
Input 5
Os Biossensores 6
Características gerais 6
Tipos de Biossensores 6
Estrutura dos Biossensores 7
Componentes Biológicos/ Elementode Reconhecimento 8
Enzimas 8
Anticorpos 8
Receptores 9
Ácidos Nucléicos e Aptâmeros 9
Transdutores 10
Eletroquímicos 10
Ópticos 11
Piezoelétricos 11
Calorimétricos 11
Aplicação dos biossensores 12
Exemplo de aplicação: biossensor glicose 13
CONCLUSÃO 15
BIBLIOGRAFIA 16
INTRODUÇÃO
A tecnologia de sensores diz respeito a duas atividades que retroage à civilização dos antigos egípcios: medição e processamento de informação. No antigo Egito só foi possível organizar a agricultura e a necessária irrigação das terras, quando as pessoas desenvolveram a habilidade de medir áreas das terras e o volume das águas. Mais tarde os egípcios desenvolveram a habilidade de processar os números produzidos pela medição, isto é, a matemática que trouxe a tona novas dimensões para a forma de explorar os números (FOSCECA, 2002).
Um sensor é geralmente definido como um dispositivo que recebe e responde a um estímulo ou um sinal.Normalmente, os sensores são aqueles que respondem com um sinal elétrico um estímulo,um sinal. Um transdutor por sua vez é um dispositivo que converte um tipo deenergia em outra não necessariamente em um sinal elétrico.Muitas vezes um sensor é composto de um transdutor e uma parte que converte a energiaresultante em um sinal elétrico.Um instrumento de medida pode ser um sensor/transdutor com indicação direta (comoum termômetro de mercúrio ou um medidor elétrico) ou um sensor/transdutor em