Biossensores
inShare
Pelo Dr. Ananya Mandal, DM
Os Biosensors são os dispositivos que compreendem um elemento biológico e um detector physiochemical que são usados para detectar analytes. Estes instrumentos têm uma vasta gama de aplicações que variam de directo clínico a ambiental e a agrícola. Os dispositivos são usados igualmente na indústria alimentar.
Alguns exemplos dos campos que usam a tecnologia do biosensor incluem:
Monitoração Geral dos cuidados médicos
Selecção para a doença
Análise e diagnóstico Clínicos da doença
Aplicações Veterinárias e agrícolas
Processamento Industrial e monitoração
Controle de poluição Ambiental
Os Biosensors podem fornecer dispositivos de detecção eficazes na redução de custos, fáceis de usar, sensíveis e altamente exactos em uma variedade de pesquisa e aplicações comerciais. Alguns exemplos destas aplicações são descritos abaixo.
Aplicações Clínicas e Diagnósticas
Um exemplo conhecido de um biosensor clìnica aplicado é o monitor da glicose, que é usado em uma base rotineira por indivíduos do diabético para verificar seu nível do açúcar no sangue. Estes dispositivos detectam a quantidade de glicemia em amostras de sangue puras permitindo o auto-teste e a monitoração fáceis que revolucionou a gestão do diabetes.
Aplicações na indústria
Os Biosensors são usados na indústria alimentar para medir hidratos de carbono, álcoois e ácidos, por exemplo, durante processos do controle da qualidade. Os dispositivos podem igualmente ser usados para verificar a fermentação durante a produção de cerveja, de iogurte e de refrescos. Uma Outra aplicação importante é seu uso em detectar os micróbios patogénicos na carne fresca, nas aves domésticas ou nos peixes.
Aplicações Ambientais
Os Biosensors são usados para verificar a qualidade do ar e da água. Os dispositivos podem ser usados para pegarar traços de organophosphates dos insecticidas ou para verificar os níveis da toxicidade de águas residuais, por exemplo.