Bioquimica dos alimentos
Os lipídeos definem um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura. A maioria dos lipídeos é derivada ou possui na sua estrutura ácidos graxos. Algumas substâncias classificadas entre os lipídeos possuem intensa atividade biológica; elas incluem algumas das vitaminas e hormônios.
As gorduras ou lipídeos são nutrientes responsáveis por inúmeras funções importantes para o organismo, além de sua função energética, liberam maior quantidade de calorias por grama, as gorduras são também excelentes veículos de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras). Fornecem moléculas fundamentais para o organismo (prostaglandinas, lipoproteínas e colesterol) e ácidos graxos essenciais (incapazes de serem sintetizados pelo organismo, necessitando serem introduzidos pela alimentação), incrementam o paladar dos alimentos e protegem contra variações de temperatura e contra a excessiva perda de água por transpiração. Importantes como invólucro e fator de sustentação de órgãos do corpo estendem-se sob a pele constituindo verdadeira barreira térmica (mantém o calor). Reserva e fornecimento de energia nos períodos longos sem alimentação, principal fonte de tecidos adiposos.
Fontes:
Origem vegetal: Devem ser preferidos: Soja, azeite de oliva, margarina vegetal, óleos (girassol, soja, canola, milho, etc.) abacate, nozes, côco, avelã, castanha de caju, amendoim, amêndoas.
Origem animal: Devem ser evitados por serem ricos em colesterol, manteiga, nata, creme de leite, banha, toucinho e bacon.
Desenvolvimento
- Objetivo
Observar as alterações cardiovasculares e do metabolismo lipídico devidas a