bioquimica carboidratos
1 - Em que consiste o teste da solubilidade dos lipídeos?
Sabendo que os lipídios são moléculas apolares e conhecendo a lei de dissolução "semelhante dissolve semelhante", certamente as amostras que contém lipídios formarão soluções de apenas uma fase com as substâncias apolares; e com as substâncias polares soluções onde observaremos mais de uma fase.
2 - Quais os produtos da hidrólise alcalina de um triglicerídeo (reação de saponificação)?
A reação de saponificação não podia ter outro nome, uma vez que ficou muito conhecida em razão de sua enorme utilização na Indústria: confecção de sabonetes e sabão em barra. Para que essa reação aconteça, é preciso haver um éster misturado com uma base forte na presença de água e aquecimento. O produto final é um sal orgânico e álcool.
3 - Após um teste de saponificação, observou-se formação de bolhas. O que se pode concluir? Explique.
4 - Qual a finalidade do teste de saponificação?
Saponificação é basicamente a interação (ou reação química) que ocorre entre um ácido graxo existente em óleos ou gorduras com uma base forte com aquecimento. O sabão é um sal de ácido carboxílico e por possuir uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, ele é capaz de se solubilizar tanto em meios polares quanto em meios apolares.
5 - Em que consiste o teste do iodo?
O teste do iodo consiste em se adicionar iodo a uma solução contendo ácido graxo fazendo com que ocorra uma reação de halogenação
6 - O que caracteriza o teste do iodo como positivo?
Iodo positivo Significa que, em tese, o epitélio está normal. A Solução de Schiller é formada pelos elementos:
- Iodo +
- Iodeto de Potássio +
- Água destilada.
7 - Por que o teste do iodo é capaz de identificar ácidos graxos insaturados?
O teste identifica a presença de acido graxo insaturado. Ocorre uma reação de halogenação, em que o iodo reage com as duplas ligações do acido graxo insaturado
8 - O teste da solubilidade de lipídeos quando realizado com KOH é