Narrativa Transmídia
Quando histórias contadas em filmes, quadrinhos e seriados tomam uma repercussão grandiosa na mídia e no público, naturalmente o que os produtores e criadores fazem é desenvolver mais a história criando novas tramas e mantendo vivo o interesse do público de acompanha-la. A narrativa transmídia faz isso, através de vários canais midiáticos, a história contada toma uma proporção maior que alcança vários tipos de público. A maioria desses recursos é o cinema, os quadrinhos, citado a pouco, seriados de tv, fan fic e etc.
Mas, para manter o interesse do espectador, os meios devem ser autônomos, afinal as pessoas têm opiniões distintas e gostos distintos, nem sempre quem apreciar uma história no formato de filme vai apreciar na escrita. O exemplo que será usado neste texto é a obra do escritor George R.R. Martin, autor das Crônicas de Gelo e Fogo, até hoje foram publicados cinco livros, mais dois estão programados para serem lançados. O que chama a atenção nessa obra é como ela foi bem escrita e inspirada em outro livro já conhecido que é Senhor dos Anéis, apesar dos fãs afirmarem que uma obra não tem nenhuma relação com a outra, As Crônicas de Gelo e Fogo é uma história fantasiosa, a diferença é que ela é mais “realista” do que Senhor dos Anéis, mostrando a verdadeira face do ser humano nos personagens, o que cada pessoa é capaz de fazer para alcançar o poder e seus interesses, ou até mesmo proteger quem ama. Ambientado no universo de Westeros todos os personagens tem suas vidas entrelaçadas, no livro cada capítulo é narrado pelo ponto de vista desses personagens na 3° pessoa, o que torna a escrita interessante de se ler e proporciona ao espectador uma familiaridade com tal personagem.
O sucesso foi praticamente instantâneo, a rede televisiva HBO transformou a obra em um seriado que é exibido de março a junho, em 2013 estreia a terceira temporada. O seriado já concorreu vários prêmios e continua a ganhar popularidade.