Narrativa transmídia
No filme Piratas do Caribe, a Walt Disney, que já usa fielmente da Transmidia, não so em filmes mas em todo o seu conteúdo, após o sucesso que foi o filme a produção utilizou de vários meios para continuar a narrativa, de modo que o publico interagisse com a historia também, criando games, álbum de figurinhas, brinquedos baseados no filme. Na internet os fãs criaram blogs sobre o filme, contando novidades sobre as filmagens e os atores que interpretam a trama. O filme passou a ser referencia no cotidiano das pessoas também, em festas a fantasia o personagem Jack Sparrow , interpretado por Johnny Depp, se faz presente nos figurinos.
Tudo que se move de uma mídia para outra pode ser considerado Transmidia. Os autores fazem com que a narrativa tenha continuidade, passando para outras mídias, as vezes de um livro para o cinema, para a internet, para o vídeo-game, e para as ruas. O objetivo é fazer com que o publico interaja com a narrativa, as vezes ate alterando o final da trama. Em piratas do caribe, o sucesso foi tão grande que o autor resolveu acrescentar mais um filme, o que antes era para ser uma trilogia. Esse meio influiu significantemente para o aumento da audiência.
Com a ascensão da internet as pessoas passaram a deixar de lado a TV, então a produção tem que acompanhar essa mudança inserindo a narrativa nessas outras mídias mais utilizadas nos dias de hoje, conquistando e fidelizando novos fãs. Das formas mais analógicas ate as digitais.
Segundo o site Tribunapt,” Nos exemplos acima, selecionamos experimentos transmídia cujo principal produto dentro do ecossistema da história fosse cinema, TV, história em quadrinhos, livro, música ou videogame. Isso quer dizer que vem antes do fenômeno digital a interação, o engajamento e a criação de histórias paralelas seja pelo público ou produtores. A internet apenas acelerou esse processo.”
Bibliografia: www.tribunapt.com.br