Resenha Narrativa Transmidia
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
Nicolle Heep
Resenha do artigo:
Narrativa transmídia, ativismo e os múltiplos discursos dos protestos brasileiros de 2013.
Curitiba
2015
Nicolle Heep
Resenha do artigo:
Narrativa transmídia, ativismo e os múltiplos discursos dos protestos brasileiros de 2013.
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Cultura Digital lecionada por Miguel Manasses na Escola de Comunicação e Artes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Curitiba 2015
No artigo Narrativa transmídia, ativismo e os múltiplos discursos dos protestos brasileiros de 2013, escrito por Elizabeth Gonçalves, Denis Renó e Katarini Miguel é discorrido sobre as vantagens da narrativa transmídia contextualizada com os protestos ocorridos no Brasil em 2013 e como ela influencia a sociedade.
O texto começa citando Arnaldo Jabor e como sua mudança de opinião em relação às manifestações repercutiu críticas, principalmente da emissora argentina Canal 9, a qual afirmou que o jornalista se contradisse e usou essa contradição para mostrar a volubilidade e incoerência existente na mídia brasileira, mais especificadamente na Globo. Para isso, a emissora argentina produziu um vídeo mostrando as diferentes declarações de Jabor além de filmagens feitas por manifestantes expulsando a Rede Globo dos protestos. Nesse acontecimento, vê-se claramente um processo de narrativa transmídia definida por Henry Jenkins como uma estrutura em que partes de uma única história se encontram em diferentes tipos de mídias, de forma que ela é espalhada rapidamente (de forma “viral”), chamando a atenção do público. Isso foi presente, não apenas nos veículos jornalísticos mas também nas próprias manifestações citadas no artigo. Através de