Resenha culta da convergencia
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
COMUNICAÇÃO SOCIAL- PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MÍDIA I
TURMA A – MANHÃ
SANDY ABRANTES
Resenha do livro: Cultura da Convergência
Henry Jenkins explica que isso é uma transformação cultural, ele fala das novas mídias e das mídis antigas, as mídias estão entrando em colisão e se misturando. Mostra que alguns autores estava errados quando diziam que as novas mídias ia engolir as mídias antigas, os autores achavam que a internet ia aglobar todas as mídias e acabar com elas, mais pelo contrario o que esta acontecendo é que elas estão convergindo e uma contribuindo com a outra.
O autor fala que é uma mudança cultural, porque à uma mudança das mídias em si em um modo de produção e concepção do material das tecnologias, mais também á uma mudança da forma em que nós se relacionamos com a mídia, por isso ele diz, que não é uma mudança tecnológica, e sim que as mídias vão acabar se misturar. O autor traz varias exemplos: programas de auditório, star wars guerra nas estrelas, harry potter.
O conceito de “narrativa transmídia” nos é apresentado por Jenkins (2009, p. 49), que corresponde a uma narrativa não delimitada a apenas uma única mídia, mas a um universo midiático. O autor exemplifica tal contexto ao apresentar a Trilogia Matrix, argumentando que a narrativa deste produto permeia tanto filmes e histórias em quadrinhos, quanto vídeo-games, sendo que o consumidor somente saberia o contexto geral da trilogia, se a acompanhasse em suas múltiplas plataformas. Isto é, algumas cenas do filme somente são bem entendidas por aqueles que conhecem previamente o vídeo-game, e vice-versa.
O que mais chama a atenção da obra foi a falta do tom apocalíptico do autor. Ele não prevê o fim das instituições dos meios de comunicação de massa, em vez disso, tenta apontar o potencial democrático, entre as velhas e as novas mídia, encontrado em algumas tendências culturais contemporâneas.