Síntese sobre a hereditariedade
A hereditariedade é o conjunto de características que recebemos pela influência do meio. Mas a hereditariedade consiste apenas em herdar um organismo, que conforme o tempo, nos ajuda a interagir com o ambiente, sendo ele físico ou social, tendo grande importância no desenvolvimento do comportamento humano. Já a inteligência, não vem hereditariamente, vem sofrendo continuas interferências do meio em que habita, podendo ser rico ou pobre de informações físicas e/ou sociais. Sendo que o sujeito herda as características, a facilidade de aprendizado, o desempenho, mas a efetivação, a inteligência em si, depende do meio e das condições que o ambiente vá oferecer.
MATURIDADE e APRENDIZAGEM
A aprendizagem hoje é muito complexa, várias crianças/adolescentes apresentam certa dificuldade em aprender, enquanto outras já têm uma facilidade invejável. É necessário haver uma interação na relação aluno – professor, fazer com que o aluno perceba que ele tenha apoio dos professores e uma confiança para com o educador. Só que não depende apenas a interação pela parte do professor, o aluno tem que absorver o conteúdo, e com isso, ter mais participação e uma entrega mais ampla.
O aluno está em constante desenvolvimento, sempre aprendendo coisas novas, procurando sempre as expectativas socioculturais passadas pelo professor, levando em conta que o professor deve procurar facilitar a fluência e organização e adaptação do aluno na escola. A personalidade do professor conta bastante no bom êxito do ensino – aprendizagem.
Um ambiente bem estruturado facilita a aprendizagem, pois é um estimulo, mas, sabendo regrar esses estímulos, pois estimular demais desgasta e desmotiva as crianças, causando at´mesmo rebeldia.
Ao educarmos facilitamos um clima de confiança entre aluno e professor , a interação facilita que atravessem o conteúdo em busca de construir um referencial rico de conhecimento de emoções e de prática. Mas a mudança na educação depende 50% dos alunos. Alunos curiosos,