revisão biologia e genetica
Carboidratos: São as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é a energética. Alguns carboidratos, fazem parte da estrutura denucleotídeos e dos ácidos nucleicos. Conforme o tamanho, os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Enzimas: São um grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente protéica (existem também enzimas constituídas de RNA 1 , as rbozimas), com actividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras, catalisando reações químicas que, sem a sua presença, dificilmente aconteceriam. Isso é conseguido através do abaixamento da energia de activação necessária para que se dê uma reacção química, resultando no aumento da velocidade da reação e possibilitando ometabolismo dos seres vivos. A capacidade catalítica das enzimas torna-as adequadas para aplicações industriais, como na indústria farmacêutica ou na alimentar. Cada enzima pode sofrer regulação da sua actividade, aumentando-a, diminuindo-a ou mesmo interrompendo-a, de modo a modular o fluxo da via metabólica em que se insere.
Enzimas são proteínas, que podem ser também constituídas pelo Rna.
FUNCÃO : atuam como catalisadores biológicas. Catalisadores pq aceleram uma reação diminuindo a energia de ativação, e sem as enzimas algumas reações nem aconteceriam.
Duas coisas muito importantes que se deve saber:
As enzimas a partir de uma substância chamada substrato vão dar origem a um produto!
Uma enzima catalisa um só tipo de reação.
Os ácidos nucléicos: São moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos. Cada nucleotídeo, por sua vez, é formado por três partes: um açúcar do grupo das pentoses (monossacarídeos com cinco átomos de carbono);
um