A utilização de atividades lúdicas para o ensino de genética.
RESUMO
O presente estudo é uma abordagem sobre o contexto educativo de genética que enfatiza que a importância do lúdico para o desenvolvimento de competências e habilidades. Ao se trabalhar conteúdos genéticos há a necessidade de desenvolver aulas práticas, para auxiliar no aprendizado dos estudantes. Este estudo tem como objetivo mostrar que o uso de atividades lúdicas no ensino de genética é um forte aliado no ensino aprendizagem.
Palavras-chaves: Ensino, Lúdico, Genética.
1 INTRODUÇÃO
Através de aulas metódicas, e o uso de somente aulas expositivas, os estudantes vem perdendo o interesse pelo aprendizado de ciências. Alem de não haver a compreensão de alguns conteúdos, tais como a genética, que na maioria das vezes é um pouco complexo e de difícil entendimento.
Porem as dificuldades encontradas pelos professores para ministrar os conteúdos das disciplinas de biologia são os maiores desafios observados, devido as dificuldades que os alunos encontram nos termos científicos, na falta de compromisso dos estudantes e principalmente na falta de aulas práticas. O uso de aulas práticas e diferenciadas, são de extrema importância para que estes tenham um contato mais concreto com o mundo científico, fazendo com que o professor de biologia tente buscar outras metodologias, como por exemplo, as atividades lúdicas, com jogos, brinquedos e entretenimentos aulas práticas com observação e uso de microscópio e dentre outros, que devem ser trabalhados pelas unidades escolares desde a ensino fundamental, para que ao chegarem no ensino médio os estudantes tenham uma concepção mais construtivista da temática, para haver um melhor aproveitamento do aprendizado do ensino da biologia. O uso de jogos na Educação visa construir conhecimentos, treinar habilidades já estudadas, aprofundar questões importantes e desenvolver estratégias de raciocínio lógico. Além de serem