Economia
O objetivo do gestor financeiro da empresa é diferenciar o lucro liquido das decorrentes operações realizadas.
O lucro liquido é decorrente das vendas, menos os outros custos, como as despesas.
O administrador financeiro deve saber balancear corretamente os custos da empresa, conhecer e utilizar o conceito do Ponto de equilíbrio, Margem de contribuição e Formação de preço de venda, para fazer uma correta gestão.
O custo variável é o custo das mercadorias. Representa os valores gastos diariamente das mercadorias para revenda. Na atividade comercial é o custo da aquisição da mercadoria vendida.Na industrial é o custo das matérias primas gastas na aquisição, e na prestação de serviços é o custo da mão de obra usada diretamente.
Despesas variáveis são as despesas em função das vendas realizadas, como: impostos de renda, comissão sobre as vendas.
Despesas fixas são as despesas administrativas necessárias para o funcionamento da empresa, como: aluguel do local, água, luz, telefone, etc.
Ponto de Equilíbrio é quando a empresa precisa vender para cobrir custos. Há também a Margem de contribuição que é o valor ou percentual que sobra das vendas menos o custo direto variável.
O que se deve fazer é colocar em prática todos esses conceitos, para assim ter um bom trabalho e trazer resultados bons para a organização.
Ninguém vive isolado, as pessoas precisam das relações humanas para obter alimentos, segurança, lazer, etc..
Inicialmente, essas relações baseavam-se na troca de mercadorias. Com o tempo, surgem a moeda e o estudo da economia.
Alguns países tornaram-se mais eficiente em algumas áreas e menos em outras e grande parte disto esta ligada à forma de organização do estado, a forma de organização da produção, à importância de algum aspecto na cultura de determinado povo.
A economia é o estudo ou a ciência que tenta responder por que existe pobreza ou riqueza, por que alguns países são mais