bioquimia
Método Utilizado:
Colocar 20ml de Glicina em um Becker
Colocar 20ml de Ácido Glutâmico em um Becker
Medir o pH inicial de cada Solução de Aminoácido
Ir adicionando as soluções com o auxilio de uma Bureta de 5 em 5 gotas de NaOH (Hidróxido de Sódio) e Hcl (Ácido Clorídrico) , a cada 5 gotas medir o pH novamente até a Saturação do Tampão.
Objetivo da Aula:
Observar a variação do grupo R da Glicina e o Ácido Glutâmico com a Base NaOH e o Ácido Hcl.
Introdução :
As proteínas são as moléculas mais abundantes e funcionalmente diversas nos sistemas biológicos. Praticamente todos os processos vitais dependem desta classe de moléculas. Apresentam uma incrível diversidade de funções, embora todas compartilhem a característica estrutural comum de serem polímeros lineares de aminoácidos.
Na forma de proteínas, os aminoácidos desempenham uma variedade de funções estruturais, hormonais e catalíticas, essenciais à vida. Portanto, não é surpresa que defeitos genéticos no metabolismo dos aminoácidos podem resultar em doenças graves.
As proteínas são compostas de um ou mais polipeptídeos, que por sua vez são formados por aminoácidos. Embora mais de 300 aminoácidos diferentes tenham sido descritos na natureza, somente 20 são comumente encontrados como constituintes das proteínas dos mamíferos, são os α-aminoácidos.
Eles possuem um grupo carboxila e um grupo amino ligados ao mesmo átomo de carbono. Diferem um dos outros nas suas cadeias laterais, ou grupos R, que variam em estrutura, tamanho e carga elétrica e que influenciam a solubilidade dos aminoácidos em água. São classificados em cinco grandes grupos baseados no grupamento R, são eles: grupo R alifáticos, não-polares (exemplo: glicina); grupo R aromático (exemplo: fenilalanina); grupo R não carregados, polares (exemplo: asparagina); grupo R carregado positivamente (exemplo: lisina); grupo R carregado negativamente (exemplo: