bioquimia
DEFINIÇÃO:
Bioquímica Básica
Aula 02 - Água
("hidróxido de hidrogênio" ou "monóxido de hidrogênio" ou ainda "protóxido de hidrogênio") é uma substância líquida que parece incolor a olho nu em pequenas quantidades, inodora e insípida, essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogênio e oxigênio.
Profª Dra. Cassiana Kissel
Água
Características
q
Substância mais abundante da biosfera q Encontra-se nos 3 estados físicos q Componente maior dos seres vivos (70%)
Estrutura
A água é uma molécula
"polar"; pois existe nela uma distribuição irregular da densidade eletrônica.
Por esta razão, a água possui uma carga parcial negativa ao redor do átomo de oxigênio e uma carga parcial positiva ao redor dos átomos de hidrogênio.
1
11/2/2014
Estrutura
Cada átomo de hidrogênio se encontra unido covalentemente ao oxigênio por meio de um par de elétrons. O oxigênio tem mais dois pares de elétrons não compartilhados. Desta maneira existem quatro pares de elétrons rodeando o átomo de oxigênio
Estrutura
O ângulo entre as duas ligações O-H é de 104,5o.
O ângulo esperado seria de 109o, uma geometria tetraédrica; a repulsão entre os pares eletrônicos, entretanto, pode provocar este pequeno desvio.
Estrutura
As cargas sobre os átomos de H e
O são fortes o suficiente para fazêlos exercer atração em moléculas vizinhas. Este tipo de interação é chamado de força intermolecular ou força de Van der Waals; no caso da água, o tipo de interação é um dipolo-dipolo entre os pares eletrônicos não ligantes do O e os átomos de H de outra molécula.
Esta força é chamada de ligação hidrogênio ou pontes de hidrogênio.
Ligações de Hidrogênio no gelo.
2
11/2/2014
Propriedades da água
As propriedades físicas únicas, incluindo um alto calor de vaporização, uma forte tensão superficial, um calor específico alto e ser considerado como solvente universal, também são devidas a polaridade da água e