Biografia
Aula 01
MATERIAL PARA ESTUDO
Conceito de Língua: Existem três conceitos para língua:
1) A língua compreende um conjunto linguístico, ou seja, de hábitos linguísticos que fazem com que alguém compreenda e seja compreendido.
2) A língua é uma instituição social, ou seja, um conjunto de convenções estabelecidas por determinada sociedade e que faz com que os membros desta possam se fazer compreender. 3) A língua é uma realidade sistemática, ou seja, um conjunto ordenado de signos pelo qual a sociedade concebe e se exprime.
Dessa forma podemos conceber que a língua compreende um acervo de hábitos linguístico, a socialização e o sistema de signos ordenados, que determinam a compreensão do que é expresso pelo indivíduo.
A língua compreende um sistema de signos que se caracteriza pela socialização de hábitos vocacionais individuais.
Teoria dos signos:
São entendidos como signos linguísticos todas as formas de expressão da língua, inclusive as derivativas, como os sinais, os signos substitutivos e os símbolos. O signo linguístico é artificial, pois remonta a relação arbitrária entre o significado e o significante, Ferdinand de
Saussure em seu Curso de Linguística Geral, define o signo linguístico como o formativo da relação entre um conceito e uma imagem sonora, sendo que a imagem sonora não é o som material, físico, mas a impressão psíquica dos sons, perceptível quando pensamos em uma palavra, mas não a falamos.
Quando nos remetemos à linguagem verbal, pensando na língua como um código, os signos linguísticos são responsáveis pela representação de ideias e pensamentos, sendo os signos as próprias palavras, que por meio da fala ou da escrita é possível associar as imagens.
Se pensarmos esquematicamente, o signo abrange:
-um conceito: significado;
-uma imagem acústica: significante.
Sendo o signo toda a unidade formadora de sentido.
Exemplo:
Arma de fogo
-Conceito: instrumento que serve para atacar e