Biodversidade
Consistindo na variedade genética de organismos vivos, até plantas e animais, a biodiversidade estabelece uma inter-relação entre conjuntos de espécies que tem função primordial no ecossistema, onde a sua preservação garante a proliferação da vida, visto que permiti um benefício social proveniente de purificação da água e do ar, de um controle biológico de pragas e doenças, regulação do clima, entre outras vantagens. O seu uso traz pontos positivos a todos, permitindo obter em sua exploração micro-organismos usados em remédios, bens essenciais como alimentos, energias e fibras e melhores condições de clima causados pela presença das plantas.
O uso inapropriado desse bem natural é consequência de sua capacidade do homem de gerar riquezas com o seu uso, sem que consiga recriar o habitat que ele mesmo danificou. Os danos são notados na extinção de espécies animais, no aumento do aquecimento global influenciado pelos desmatamentos e queimadas da flora, poluição da água, solo e ar, agricultura, pesca, que prejudica diretamente a biodiversidade e a si próprio.
Desta forma percebemos que as ações irresponsáveis do homem acarretam desvantagens para a sobrevivência da humanidade, sentindo a necessidade de medidas cabíveis que resultem numa mudança de comportamento positiva para/com o meio ambiente e a biodiversidade, que são indispensáveis a toda a sociedade e ao bem estar da vida na terra.