leveza do alumínio
09-12-2010 11:58 Construção civil aposta cada vez mais na leveza do alumínio
Júnia Leticia - Estado de Minas
29 de novembro de 2010 - O alumínio tem sido usado cada vez mais na construção civil e dados da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) confirmam isso. De acordo com a organização, o setor é responsável pelo consumo de mais de 100 mil toneladas ao ano. Baixo peso específico – comparado com outros metais de grande consumo –, resistência à corrosão e alta condutibilidade elétrica e térmica são algumas das características que fazem com que aumente o consumo do material nos projetos.
Terceiro metal mais abundante no planeta, conforme a Abal, sua produção atual supera a soma de todos os outros materiais não ferrosos. Apesar de ter os Estados Unidos e o Canadá como maiores produtores mundiais, nenhum deles tem jazidas de bauxita, minério mais importante para a produção do alumínio. O Brasil tem a terceira maior reserva do metal, que pode ser encontrado na Amazônia e no interior de Minas Gerais – Poços de Caldas e Cataguases.
Leia mais: Útil em qualquer ambiente
Esses fatores fazem com que as atenções se voltem para o uso do metal, principalmente na construção civil, que constantemente busca novas alternativas para o desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis. Sócios da Torres Miranda Arquitetura, Júlio Torres e Maurício Miranda acreditam que a tendência é que a demanda pelo alumínio cresça ainda mais. Sua durabilidade, que pode ultrapassar os 40 anos, e o fato de ser o único material 100% reciclável, sem perder suas propriedades físico-químicas, são alguns dos motivos apontados pelos arquitetos.
O panorama previsto pelos profissionais é bem diferente do que se via no início do uso comercial do alumínio, há cerca de 150 anos. Naquela época, devido ao seu custo elevado de produção, suas aplicações limitavam-se a trabalhos