Janaina
Nós não poderíamos voar, viajar em trens de alta velocidade, andar em carros de luxo ou em ferry boats velozes se não fosse por ele. Não poderíamos ter luz e aquecimento em nossas casas e escritórios sem ele. | |
Dependemos dele para conservar nossos alimentos, medicamentos e para fornecer componentes eletrônicos para nossos telefones celulares e computadores. As principais propriedades que fazem com que o alumínio seja um material tão valioso são a sua leveza, força, reciclabilidade, resistência à corrosão, durabilidade, ductibilidade, capacidade de conformação e condutividade.
O metal de alumínio
O alumínio é um material relativamente novo. O elemento alumínio foi descoberto há apenas 160 anos e aproximadamente 100 anos desde que foi definido um processo de produção viável. Outros materiais, como o ferro e o cobre, já são conhecidos e usados há milhares de anos.
Apesar disso, hoje, o alumínio é o segundo metal mais usado, depois do aço. Todos os anos, é produzido mais alumínio do que todos os outros metais não ferrosos juntos.
Alumínio é o terceiro elemento mais abundante - compreende 8 por cento da crosta terrestre. A principal razão pela qual ele não foi descoberto antes, é que o alumínio não aparece em sua forma metálica por natureza. O alumínio é encontrado na maioria das rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos.
Ligas de alumínio
Física, química e mecanicamente, o alumínio é um metal como o aço, latão, cobre, zinco, chumbo ou titânio e, como tal, pode ser derretido, fundido, conformado e usinado de modo muito parecido com esses metais. Além disso, ele conduz corrente elétrica.
Quando combinado com pequenas quantidades de outros produtos químicos, as ligas de alumínio podem aperfeiçoar muito algumas das características naturais do alumínio. O alumínio e suas ligas reúnem diversas funcionalidades que fazem com que sejam muito apropriados para uma série de aplicações em praticamente todos os setores